Dicas de Mãe e Pediatra: Diluição Adequada das Fórmulas Infantis (Leite)
Começo esse texto falando que não existe alimento mais completo e rico em nutrientes para o bebê do que o leite materno e que este, sempre que possível, deve ser o único alimento para os menores de 06 meses de idade. Porém, em situações especiais, em que o neném não pode ter o leite materno como única fonte de alimento, a fórmula infantil (leite) precisa ser utilizada.
As fórmulas infantis são preparadas especialmente para crianças menores de 01 ano de idade e na impossibilidade do aleitamento materno são a melhor escolha pra essa faixa etária. Elas são elaboradas para se aproximarem o máximo possível do leite materno.
Nas minhas consultas pediátricas gosto sempre de perguntar aos pais que fazem uso de fórmulas infantis para seus filhos, como eles estão fazendo essa diluição, isto é, quantas medidas de leite estão sendo usadas para quantos ml de água. E para minha surpresa, em grande parte das vezes, obtenho respostas errôneas sobre este preparo: ou estão colocando mais leite do que o adequado para o volume de água utilizado e deixando assim o leite mais concentrado ou estão colocando menos fórmula e deixando o leite mais diluído ou ainda tem os que preparam sem sabem nem quanto de água estão utilizando e nem a quantidade do leite, isto é, uma preparação aleatória.
Às vezes, nos deixamos envolver pela emoção quando estamos preparando o leite, e se achamos que nosso filho está com muita fome colocamos mais leite em pó na água e se achamos que a criança está com pouca fome colocamos menos leite do que deveríamos.
O que muitos não sabem é que a medida (colher) que vem dentro de todas as latas de fórmula infantil deve ser sempre diluída em uma quantidade certa de água, o padrão geralmente é uma medida de leite para cada 30 ml de água, essa proporção foi calculada para fornecer um alimento adequado para cada criança. Por isso precisamos sempre estar atentos na hora do preparo dos leites dos nossos filhos, para fornecermos um alimento com a quantidade adequada de nutrientes e para que preparações muito concentradas não façam mal aos nossos tesouros.
Um grande beijo e abraços, com carinho, Renata Castro.