Pele do bebê amarela (Icterícia)
Icterícia é o termo técnico que usamos para nomear quando a pele e/ou a parte branca dos olhos do bebê ficam amarelados. Esta condição é bem frequente entre os recém-nascidos e na maioria das vezes tem caráter benigno, é autolimitada e a chamamos de icterícia fisiológica.
Ela ocorre porque um composto chamado de bilirrubina acumula no organismo devido a imaturidade do fígado para metabolizar tamanho volume de bilirrubina produzida pelo corpo após intensa hemólise dos glóbulos vermelhos.
A icterícia fisiológica aparece entre o 2° e 4° dia de vida e atinge seu pico entre o 4° e 5° dia e desaparecem em média na terceira semana de vida. Se o amarelado na pele e nos olhos se estender por mais tempo é necessária investigação para se excluir outras causas além da imaturidade do organismo.
Não há um tratamento específico caso o bebê esteja bem clinicamente e seus níveis de bilirrubinas no sangue estejam abaixos dos valores que indicam tratamento; nesses casos devemos somente manter a amamentação ou fórmula infantil (nos casos necessários). Para níveis altos de bilirrubinas está indicado a fototerapia na maternidade, que é conhecido como “banho de luz” em berço específico ou foco de luz (spots) direcionados para o bebê.