NOTÍCIAS

Pele do bebê amarela (Icterícia)

Icterícia é o termo técnico que usamos para nomear quando a pele e/ou a parte branca dos olhos do bebê ficam amarelados. Esta condição é bem frequente entre os recém-nascidos e na maioria das vezes tem caráter benigno, é autolimitada e a chamamos de icterícia fisiológica.

Ela ocorre porque um composto chamado de bilirrubina acumula no organismo devido a imaturidade do fígado para metabolizar tamanho volume de bilirrubina produzida pelo corpo após intensa hemólise dos glóbulos vermelhos.

A icterícia fisiológica aparece entre o 2° e 4° dia de vida e atinge seu pico entre o 4° e 5° dia e desaparecem em média na terceira semana de vida. Se o amarelado na pele e nos olhos se estender por mais tempo é necessária investigação para se excluir outras causas além da imaturidade do organismo.

Não há um tratamento específico caso o bebê esteja bem clinicamente e seus níveis de bilirrubinas no sangue estejam abaixos dos valores que indicam tratamento; nesses casos devemos somente manter a amamentação ou fórmula infantil (nos casos necessários). Para níveis altos de bilirrubinas está indicado a fototerapia na maternidade, que é conhecido como “banho de luz” em berço específico ou foco de luz (spots) direcionados para o bebê.

Lembrar de sempre acompanhar a icterícia com o pediatra do seu filho (a), principalmente se as dúvidas persistirem, pois somente ele pode tranquilizar  uma mãe e um pai e dar certeza de que não é nada grave.

Dra Renata de Castro

Médica Pediatra - CRM-AM: 6579 | RQE Nº: 4368

imagem Dra Renata

Me chamo Renata, sou mãe de 03 filhos; moro na cidade de Manaus, capital do Amazonas desde os 03 anos de idade e por isso me considero mais que Amazonense, terra que amo e que me enche de orgulho. Formada em Medicina pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) em 2009 e Titulada em Pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).

Pré-Agende uma consulta

Como posso ajudar?