NÃO DEIXE DE VACINAR
Nós, quando nascemos, ainda não temos nosso sistema imune (defesa do corpo) bem desenvolvido. Devido a isso, é muito importante protegermos as crianças de todas as formas disponíveis. Uma dessas maneiras de proteção é a vacinação. Vacinas são aplicadas e necessárias em todas as faixas etárias e devem feitas regularmente de acordo com as necessidades de cada fase do indivíduo.
O plano nacional de imunização do Brasil é muito completo, de modo que se for seguido rigorosamente, todos teremos uma boa proteção contra as doenças graves, agravos que antigamente matavam muitas crianças, que sempre foi um grupo vulnerável.
É de suma importância o controle rigoroso da atualização dos cartões de vacinas, que pode ser feito tanto pelos profissionais de saúde, quanto pelos próprios pais e responsáveis.
Então você, mãe, pai ou cuidador, sempre olhe a caderneta de vacina do seu filho. Na caderneta disponibilizada pelo Ministério da Saúde, as páginas relacionadas as vacinas são uma das últimas. Nessa mesma versão (conforme figura), temos uma lista, que serve como guia para sabermos quais vacinas serão feitas conforme a idade.
Deixar as vacinas atualizadas e fazê-las no momento certo, além de garantir a proteção contra doenças, garante que elas sejam aplicadas de fato, pois algumas vacinas se não forem feitas dentro do prazo estipulado, não poderão ser mais administradas e a crianças ficará sem determinada proteção.
Resumindo: fiquem atentos, com a saúde das crianças não se brinca!