NOTÍCIAS

Hérnia umbilical no Bebê

É uma saliência (tipo uma bolinha) no umbigo do neném, que fica mais evidente quando ele faz força na região da barriga, isto é, ao  chorar, ao tossir, ao rir, dentre outros e que volta ao normal espontaneamente quando relaxa a barriguinha.

Elas surgem porque o anel umbilical interno, que fica por dentro da barriga, ainda não fechou totalmente e uma parte do intestino atravessa o músculo, levando a protuberância de conteúdo da barriga.

Na grande maioria dos casos, elas não causam sintomas no bebê, isto é, não doem; sua resolução é espontânea e ocorre até 03 anos de idade, isso quer dizer que não precisam de tratamento caso a criança esteja sem queixas relacionadas a hérnia e que ela vai sumir sozinha ao longo do tempo.

Existe uma cultura popular, ainda presente hoje em dia, de se colocar um botão preso com fita ou faixa umbilical por cima da hérnia, conduta que não ajudará muito, visto que a abertura está por dentro da parede da barriga do bebê.

Entretanto, se ela aumentar muito de tamanho, a saliência ficar muito dolorosa, vermelha ou com tom azulado, causar desconforto, enjoo, vômitos e/ou prisão de ventre, se faz necessária uma consulta médica de urgência.

Ocorrendo queixas de dor ou se a criança estiver com mais de 03 anos de idade e ainda estiver com a hérnia, é necessária avaliação com um cirurgião para ver se é preciso operar ou não.

Espero ter ajudado, Renata 👩🏽‍⚕️💜

Dra Renata de Castro

Médica Pediatra - CRM-AM: 6579 | RQE Nº: 4368

imagem Dra Renata

Me chamo Renata, sou mãe de 03 filhos; moro na cidade de Manaus, capital do Amazonas desde os 03 anos de idade e por isso me considero mais que Amazonense, terra que amo e que me enche de orgulho. Formada em Medicina pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) em 2009 e Titulada em Pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).

Pré-Agende uma consulta

Como posso ajudar?