NOTÍCIAS

POR QUE NÃO INICIAR A ALIMENTAÇÃO COMPLEMENTAR ANTES DOS 06 MESES DE IDADE?

A introdução de outros alimentos na dieta do bebê, além do leite materno e/ou fórmula infantil, teve muitas mudanças nas últimas décadas. Não tem muito tempo que era aceito como normal que sucos, sopas e massas fossem ofertadas aos bebês bem antes dos 06 meses.

Para começarmos a introdução de outros alimentos, o bebê precisa ter 06 meses de idade e também já demostrar os sinais de prontidão que são: interesse em comer (geralmente o primeiro a aparecer), sentar sozinho sem apoio, levar objetos à boca e movimentar a língua no sentido de engolir (não ter mais o reflexo de empurrar os alimentos para fora da boca os alimentos).

Com os estudos atuais sobre esse início da introdução temos certeza que ela não precisa ser feita antes dos 06 meses.

Oferecer outros alimentos antes desse período pode trazer diversas consequências negativas na vida da criança, dentre elas podemos citar:

– Aumento da morbidade (frequência de doenças);
– Diminuição da duração do aleitamento materno;
-Interferência na absorção de nutrientes;
-Aumento do risco de doenças alérgicas nas crianças;
-Sobrecarga de solutos nos rins e
-Predisposição a doenças crônicas futuras (hipertensão arterial, diabetes, doença cardiovascular e obesidade).

Eu sei que às vezes os bebês ficam salivando querendo devorar tudo do nosso prato quando estamos comendo, manifestando bastante vontade de comer, mas tudo tem seu tempo e o momento certo sempre chega!

Abraços fraternos, Renata Castro.

Dra Renata de Castro

Médica Pediatra - CRM-AM: 6579 | RQE Nº: 4368

imagem Dra Renata

Me chamo Renata, sou mãe de 03 filhos; moro na cidade de Manaus, capital do Amazonas desde os 03 anos de idade e por isso me considero mais que Amazonense, terra que amo e que me enche de orgulho. Formada em Medicina pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) em 2009 e Titulada em Pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).

Pré-Agende uma consulta

Como posso ajudar?