NOTÍCIAS

O que fazer quando a criança vomita após a medicação?

Sempre nos esforçamos, nós pais e pediatras, para que nossas crianças tenham sempre muita saúde para que não seja necessário darmos remédios a eles. Mas às vezes, inevitavelmente, eles ficam doentes e precisamos fazer um tratamento medicamentoso.

No início ou durante esse tratamento é comum as crianças apresentarem vômitos após darmos algum remédio, isto é, de voltar todo o remédio juntamente com conteúdo alimentar e secreções do estômago a boca. O vômito pode ocorrer porque a criança não quer tomar a MEDICAÇÃO, ou pelo sabor e/ou a consistência da medicação causar enjoo na criança ou por ser justamente o sintoma que querermos tratar.

E sempre ficamos na dúvida quando isso ocorre: REPETIR ou não a dose do medicamento quando a criança vomita?

Então vamos lá, as situações possíveis são as seguintes:

✅ Se vomitar imediatamente após darmos o remédio, podemos repetir a dose, na quantidade prescrita pelo pediatra. De preferência com uma seringa própria para medicamento líquido e pela lateral da boca da criança.
✅ Até 15 minutos após a administração do remédio: pode repetir a dose integral também.
✅ Passou de 15 minutos que foi dado o remédio, e a criança vomitar, melhor não repetir a dose porque já pode ter havido alguma absorção no estômago.

Vômitos ocorrendo após 15-30 minutos, em alguns casos específicos, é considerado até fazer meia dose da medicação. Mas cada caso é um caso e a re-administração do remédio precisa levar em consideração alguns fatores, como a necessidade urgente daquela medicação começar a fazer efeito no tratamento da doença, se o estômago está ou não cheio de alimentos, o risco da superdosagem do remédio usado, entre outros. Em todo caso, sempre avalie com o pediatra do seu filho a medida mais segura.

Espero ter ajudado, Renata.

Dra Renata de Castro

Médica Pediatra - CRM-AM: 6579 | RQE Nº: 4368

imagem Dra Renata

Me chamo Renata, sou mãe de 03 filhos; moro na cidade de Manaus, capital do Amazonas desde os 03 anos de idade e por isso me considero mais que Amazonense, terra que amo e que me enche de orgulho. Formada em Medicina pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) em 2009 e Titulada em Pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).

Pré-Agende uma consulta

Como posso ajudar?