NOTÍCIAS

Quantos banhos o bebê pode (ou deve) tomar por dia?

banner noticias

 

No Brasil temos o hábito de banhá-los desde o primeiro dia de vida e, a partir daí, diariamente. Mas quantos banhos o bebê pode (ou deve) tomar por dia, afinal? Os recém-nascidos, obviamente, quase não se sujam. Além disso, a parte principal da higiene é feita durante as trocas de fraldas, com o intuito de limpar o xixi e o cocô, pelo menos a cada três horas. Entretanto, a função do banho vai além da limpeza: serve para refrescar, especialmente em climas quentes, e relaxar a criança.

Não existe, portanto, um limite para o número de banhos. Em geral, um por dia é o suficiente. Mas, se estiver calor ou o cocô vazar da fralda, pode ser uma boa ideia repeti-lo! A única recomendação é usar menos sabonete no segundo banho do dia, para evitar o ressecamento da pele. Outra medida importante, considerando o hábito dos banhos diários, é hidratar a pele após a lavagem. Que tal uma massagem (com óleo ou hidratante infantil) para completar o ritual?

Dra Renata de Castro

Médica Pediatra - CRM-AM: 6579 | RQE Nº: 4368

imagem Dra Renata

Me chamo Renata, sou mãe de 03 filhos; moro na cidade de Manaus, capital do Amazonas desde os 03 anos de idade e por isso me considero mais que Amazonense, terra que amo e que me enche de orgulho. Formada em Medicina pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) em 2009 e Titulada em Pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).

Pré-Agende uma consulta

Como posso ajudar?